Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, março 09, 2012

...8 de Março...


A todas as mulheres que marcaram e marcam a minha vida, um abraço de mulher para mulher.

SER MULHER...

Hoje é dia internacional da mulher.
Para muitas mulheres, o dia em que quase tudo é permitido porque pegam nestas 24 horas para tomarem as rédeas do seu dia e soltá-las num sentimento de libertinagem como se o mundo acabasse amanhã.
Talvez esteja a confundir tudo ou a distorcer, talvez seja fruto dos tempo que atravessamos e que levo a sério para me examinar, talvez...
Talvez por isso não me identifico com a euforia que se instala e que leva a uma corrida desenfreada e ávida de divertimento tantas vezes excessivos.
Este dia nasceu com o objectivo de "tocar as consciências" para as desigualdades e descriminações a que as mulheres têm sido sujeitas ao longo dos tempos e homenagear as que pagaram - até - com a própria vida o seu arrojo de gritar mais alto a reivindicação por bens tão básicos como pão, a paz.
Neste dia lembro todas as mulheres que ainda lutam pelo simples direito de destapar a cara, um gesto banal mas proibido que as priva de sentir o sol na face; A todas as que sofrem mutilações e são destratadas ou olhadas como seres inferiores; Às que sofrem em silêncio pelo silêncio duma ajuda que tarda chegar.
É sobre todas essas mulheres que assento o meu dia e às quais rendo a minha homenagem.
Sou privilegiada. Não pelo facto de poder correr para uma discoteca, não para usufruir duma mesa onde só têm lugar as mulheres, não para gritar bem alto que sou dona de mim e faço o que bem entendo. Mas para me olhar e gritar que tudo posso mas nem tudo me convém. Esta é a minha liberdade: poder dizer: Sim, sim. Não, não!
Hoje, de forma especial, vou olhar para dentro de mim e tentar ver com clareza a mulher que sou. Vou olhar nos meus olhos e ler o que eles refletem e de olhos postos na Mãe das mães - Maria - tirar dela o Seu exemplo de amor, entrega e dedicação e à Sua semelhança ousar ser um pouco melhor.
SER MAIS MULHER!

Dulce Gomes

Sem comentários: