Número total de visualizações de página

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

...Desculpa...

DESCULPA 

Sabes o que quer dizer a palavra «Desculpa»? «Des-culpa; Retira a minha culpa.» O que é que isso quer dizer? Quer dizer que as pessoas acham que só devem pedir desculpa quando fazem algo errado, propositadamente. Quer dizer que quando o que fizeste não foi intencional, não deves desculpar-te? 

Quer dizer que quando fazes o outro sofrer, só porque não o premeditaste, só porque não foi de propósito, não tens de te desculpar? E o outro? O que sofreu? Não compreendes que, apesar de não ser intencional, o fizeste sofrer? Que ele sofreu pela tua acção? Intencional ou não? 

Temos de nos responsabilizar por todos os nossos actos. E se o que fizeste não foi intencional, mas com a tua acção conseguiste fazer alguém sofrer, desculpa-te. Pede desculpa. Cuida da pessoa. É claro que ela atraiu. Atraiu que a fizessem sofrer para processar a sua dor, e em última análise para desbloquear. Mas isso não retira a tua responsabilidade. 

O facto de teres sido o instrumento que o céu utilizou para a desbloquear, não implica que tenhas feito uma escolha consciente ou inconsciente que fez o outro sofrer. Seja em que circunstância for, tens responsabilidade nesse sofrimento. Deves cuidar dele. «Desculpa. Não te quis fazer sofrer.» «Não sabia, não percebi. Desculpa.» 

E dá-lhe um abraço. O abraço é um grande curativo. E assim sairás da situação energeticamente limpo. Todas as pessoas erram. Não é esse o problema. A grande questão é como é que vocês encaram os vossos erros. E nem todas as pessoas sabem pedir desculpa. 


Jesus 

Sem comentários: