Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

02 de Fevereiro Nº Sra das Candeias


Hoje dia 02/02 é dia de NºSra.das Candeias e na localidade onde resido(Olhão - Algarve)é tradição comerem-se Fatias douradas(ainda não sei a razão mas vou pesquisar e logo vos conto!) e como eu adoro esta divindade aqui lhes deixo a minha receita:

- Pão de forma (de padeiro) ou então “cacete” tipo baguete
- Leite q.b.
- 5 Ovos
- Óleo e um pouquinho de azeite q.b.
- Açúcar q.b.
- Canela q.b.

O pão de forma, deve estar cerca de três dias a endurecer. Após este processo, corte-o em fatias bem finas.
Posteriormente, prepare um recipiente e coloque o leite, à temperatura ambiente. Demolhe as fatias do pão, em leite.
Faça este ritual a todas as fatias e acrescente o leite consoante a necessidade.
Numa taça bata os ovos e coloque uma frigideira ao lume com óleo e um pouco de azeite. Somente quando o óleo estiver bem quente, ensope as fatias de pão no ovo (só as que coberem na frigideira) e coloque-as na frigideira. Vire-as de um lado e de outro de modo a ficarem douradinhas.
Após todas as fatias estarem fritas, coloque-as a secar em papel absorvente de cozinha.
Depois de todo este processo, faça uma mistura de açúcar com canela a seu gosto e envolva as fatias ou então faça uma calda de açúcar, água e canela em pó ou em pau conforme o gosto, vai ao lume deixando ferver se gostar pode também juntar um cálice de vinho do Porto e verta por cima das fatias douradas.


Cá em casa adoramos comer estas fatias acompanhadas de uma bebidinha bem revigorante, com chocolate quente!Hum é de comer e chorar por mais, até o meu cão adora!


Diz a sabedoria das gentes do campo: «se as candeias rirem o Inverno está dentro, se as candeias chorarem o Inverno está fora». Ou seja: se não chover em Olhão a 2 de Fevereiro, o Inverno está para vir, se chover o Inverno já passou.

E como està um dia cheio de Sol (com muito frio) isso quer dizer que o Inverno no nosso Algarve ainda está para durar, o remédio é agasalharmo-nos bem e comer "docinhos" para aquecer,Hi!Hi!...

Sem comentários: